(11) 2222-1130

(11) 4185-8595

logo-rodape

(11) 4195-6047

Tomografia Computadorizada: exame de imagem de alto nível

Procedimento obtém imagens detalhadas e em alta qualidade dos mais diversos tecidos do corpo humano.

A Tomografia Computadorizada, apesar do nome complicado, é um exame simples, rápido e indolor. Nesse exame, realizado em um aparelho em formato de círculo e de alta tecnologia, é combinado o uso de raio-x com computadores adaptados. O resultado são imagens detalhadas e em alta qualidade dos mais variados tecidos do corpo humano.

A tomografia é frequentemente indicada para identificação de tumores, especialmente os pequenos, por conta do detalhamento das imagens, focando na parte do corpo a ser analisada. Mas o exame também pode ser usado para detecção de outros problemas graves, como acidente vascular cerebral (AVC), aneurismas, embolia pulmonar ou mesmo traumas, fraturas e hemorragias.

Por não se tratar de um exame de rotina, a tomografia é solicitada por médicos em casos de necessidade de identificação de alguma patologia. Por emitir radiação, não é indicada para pacientes gestantes. Em alguns casos é necessário o uso de contraste, portanto também é um exame contraindicado para pessoas alérgicas a iodo.

Os pacientes que serão examinados terão preparos diferentes, dependendo do caso. É necessário jejum, entre 2 e 4 horas. Acessórios de metal, como celulares, chaves, brincos, relógios, zíperes, entre outros, não são permitidos durante o procedimento.

Na hora do exame, o paciente usará um avental e deitará sobre uma maca, que desliza em direção ao equipamento, uma espécie de scanner circular. Durante todo o procedimento, o paciente deverá ficar imóvel e, em alguns casos, prender a respiração. Por não ser fechado, o equipamento não costuma gerar desconforto em pessoas que têm claustrofobia, por exemplo. O exame dura entre 15 e 40 minutos.

As horas após o exame não demandam cuidados especiais e, geralmente, os pacientes podem retornar às atividades normalmente. Procedimentos com uso de contraste podem causar leves náuseas e coceira, mas os sintomas desaparecem rapidamente. Em caso de mulheres em período de amamentação, é recomendada uma espera de 12 horas após o exame para retomar a amamentação.

Risco em ascensão: a ameaça da Febre Oropouche no Brasil

Saúde após os 60: Caminhos para manter bem-estar e boa forma

A sede persistente: entenda por que beber água pode não ser suficiente