(11) 2222-1130

(11) 4185-8595

logo-rodape

(11) 4195-6047

Celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue: um ato de solidariedade e esperança!

Dia 14 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data dedicada a agradecer e incentivar as doações de sangue em todo o mundo. No Brasil, em 2023, 1,6% da população contribuiu com mais de 3,2 milhões de bolsas de sangue para o Sistema Único de Saúde (SUS). Embora a Organização Mundial da Saúde recomende que a população doadora de sangue de cada país fique entre 1% e 3%, é essencial que cada região avalie suas necessidades específicas.

Para marcar a data, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Toda vida é importante para alguém. Doe sangue, mesmo sem saber para quem”. A coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados, Joice Aragão, destacou a importância desse ato de generosidade, convidando todos a se unirem a essa causa vital.

Além da campanha, os hemocentros e serviços de hemoterapia de todo o Brasil estão mobilizados em ações para fortalecer a doação de sangue. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou de uma live sobre o tema, promovida pelo Instituto Henfil e a Revista Fórum.

O aplicativo Hemovida, parte do Meu SUS Digital, é uma ferramenta importante para informar as regras de doação e conectar doadores aos hemocentros. A doação de sangue no Brasil é aberta a pessoas de 16 a 69 anos, que pesem no mínimo 50 quilos e estejam em bom estado de saúde. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, enquanto mulheres podem doar até três vezes.

A solidariedade e a doação de sangue são atos que salvam vidas e renovam esperanças. Procure o hemocentro mais próximo e faça sua parte!

Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde.

A cafeína e o Alzheimer: um novo aliado na luta contra a doença

Estreia da nova temporada de “Saúde e Você” com a Dra. Luciana Dias como convidada especial!

Noites de insônia? Dicas para um sono reparador e mais qualidade de vida